Avaliações

A verificação do rendimento escolar será através de avaliações mensais, bimestrais, cadernos e trabalhos extra-classe. Também será levada em consideração a participação do aluno em sala de aula e nas atividades festivas e culturais da escola, bem como, o controle de frequência durante o ano letivo.

Os resultados da avaliação de aproveitamento serão expressos numericamente de 0,0 (zero)a 10,0 (dez)para fins de promoção ou retenção.

Esses resultados serão divulgados no boletim do aluno nas reuniões de pais e mestres, bimestralmente.

Quanto ao Ensino Médio e Telecurso/2000, a verificação do rendimento escolar será como no Ensino Fundamental, expressos em notas numéricas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

Os professores usarão o seguinte critério para o resultado final das avaliações:
  • 9 e superior a 9 até 10: EXCELENTE. O aluno atingiu plenamente os objetivos.
  • 7 e superior a 7, mas inferior a 9 (7 e 8): BOM. O aluno atingiu de forma satisfatória todos os objetivos.
  • 5 e superior a 5, mas inferior a 7 (5 e 6): SATISFATÓRIA. O aluno atingiu de forma satisfatória os objetivos essenciais propostos.
  • Inferior a 5: INSUFICIENTE. O aluno não atingiu de forma satisfatória os objetivos essenciais propostos.

As médias bimestrais deverão expressar o perfil do aluno, não só no que diz respeito ao aproveitamento escolar, mas também no que se refere à participação, interesse, assiduidade, respeito ao colegas, professores e normas escolares, zelo com seus materiais e execução das tarefas escolares propostas para a classe ou para a casa. O aluno é avaliado continuamente no aspecto global de aprendizagem.

Aluno, saiba que você é avaliado não só através das provas, mas também levando-se em consideração o seu comportamento e participação com base nos seguintes itens:

1 - NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO:

  • Faz perguntas?
  • Gosta de desafios?
  • Esforça-se para comunicar suas ideias?
  • Ajuda os colegas durante as atividades?
  • Acredita que é capaz de encontrar respostas?

2 - GRAU DE AUTONOMIA:

  • Resolve questões criativamente?
  • Muda de opnião face a argumentos convincentes?
  • Coloca em dúvida resolucões incoerentes?
  • Generaliza procedimentos?

3 - NÍVEL DE ENVOLVIMENTO:

  • É persistente na procura de respostas?
  • Procura ampliar os conhecimentos adquiridos?
  • Que tipo de obstáculos o detém mais frequentemente?